test

VOCÊ SABIA? Cuco-canoro


O cuco-canoro (Cuculus canorus) é uma ave pertencente à ordem Cuculiformes e à família Cuculidae. O nome "cuco" é onomatopaico e deriva do facto de o canto do macho ser composto por uma sequência de duas notas, que soam como "cu-cu". Em Portugal o canto do cuco faz-se ouvir sobretudo de finais de Março a meados de Junho.

É uma espécie parasita, o que significa que, em vez de construir um ninho, deposita seus ovos nos ninhos de outras aves, nomeadamente de pequenos insectívoros, como a ferreirinha-comum, o pisco-de-peito-ruivo e o rouxinol-pequeno-dos-caniços, entre outras espécies. As aves em cujos ninhos os ovos são colocados recebem o nome de hospedeiros e ficam com a tarefa de cuidar do jovem cuco até este ser independente.

No fim da primavera, a fêmea do cuco procura lares adotivos para os seus ovos. Quando encontra um hospedeiro apropriado — aves cujos ovos se assemelham ao dos cucos — ela espera até que o ninho deixe de estar vigiado. Ela, então, retira um dos ovos do hospedeiro e põe um dos seus no lugar.

Os filhotes do cuco também já apresentam um estratagema de sobrevivência traiçoeiro, aparentemente gravado geneticamente, pois, segundo David Attenborough, logo ao saírem dos ovos, empurram para fora do ninho os recém-nascidos autênticos de uma ninhada, tomando-lhes o lugar.

O cuco é migrador: reproduz-se na Europa e inverna em África.



Você conhece o pássaro cuco? 7 curiosidades sobre essa ave tradicional!

Quem já ouviu o relógio cuco tocar, seja em casa, na casa da avó ou daquele outro parente que mora longe, nunca esquece o seu som característico. O que talvez muita gente não saiba é que o som produzido, bem como o nome dado ao relógio foram criados a partir do próprio canto do macho da ave.

Ou seja, a cada hora marcada, o passarinho — entalhado na peça do relógio — produz o som que marcou e continua marcando as lembranças de muita gente. Descubra, a seguir, mais sobre essa ave tradicional e confira 7 curiosidades sobre ela!

1. Trata-se de um pássaro solitário

O pássaro cuco (Cuculus canorus) leva uma vida solitária quando não está em época de acasalamento. Nesse período, sem manter parceiro fixo, os machos chamam pelas fêmeas por meio do canto característico, que soa como “cuu-coo“.


2. É uma ave migratória

Os cucos costumam viajar longas distâncias durante diferentes épocas do ano para fugir do frio, encontrar alimentos e acasalar. Sendo assim, podem ser encontrados desde o norte da África e países europeus até a Rússia. Durante o inverno, as aves se deslocam para o sul, enquanto que no verão retornam ao norte.

3. É uma espécie imitadora

Por serem presas de falcões, os cucos desenvolveram técnicas de imitação que os permitiram enganar o predador e evitar ataques. Fisicamente, são muito parecidos com os gaviões, e algumas espécies de cuco até aprenderam a imitar o voo do predador para assustar pássaros menores.

4. Desenvolve-se rapidamente

Depois de sair do ovo, o filhote de cuco atinge o tamanho de um adulto em apenas duas semanas. Seu crescimento é tão rápido que geralmente precisa sair do ninho antes do tempo para se abrigar em galhos e continuar recebendo alimento da mãe hospedeira. Na idade adulta, pode alcançar até 50cm de comprimento, e pesar até 100g.

5. Possui alimentação variada

Na sua dieta, o pássaro cuco tem preferência por pequenos invertebrados como borboletas, aranhas, besouros, lagartas, formigas e larvas de insetos. Ocasionalmente, pode também procurar por sementes, frutos e até pequenos anfíbios ou répteis.
6. Macho e fêmea têm cores diferentes

O cuco é uma espécie de ave que apresenta dimorfismo sexual em relação à coloração. Enquanto a fêmea apresenta penas na cor ferrugem e estrias brancas na parte superior do peito, o macho é cinzento e tem estrias brancas em toda a barriga. 

7. Incorporação do pássaro cuco ao relógio

Os primeiros relógios cuco surgiram na Alemanha, em uma região conhecida como Floresta Negra. Eram fabricados por artesãos dentro de suas próprias casas durante períodos de rigoroso inverno. Quando chegava o verão, os moradores saíam da região para vender os relógios e outras artes pela América, Ásia e Europa.

O passarinho cuco foi incorporado ao relógio juntamente com outros elementos naturais e tradicionais que existiam na Floresta Negra, bem como atividades praticadas na época — ordenha, serraria e corte de lenha, por exemplo. A maioria dos relógios recebiam essas imagens desenhadas na própria madeira da qual eram fabricados e suas duas notas musicais produziam um som semelhante ao canto do cuco. Hoje, os relógios cuco são símbolos de tradição e representam a valorização do trabalho artesanal, que era feito em conjunto com a natureza e com a união das antigas famílias.

FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cuco-canoro = http://blog.kukos.com.br/voce-conhece-o-passaro-cuco-7-curiosidades-sobre-essa-ave-tradicional/




VOCÊ SABIA? Cuco-canoro VOCÊ SABIA? Cuco-canoro Reviewed by HUMBERTO NÓBREGA - DESTAK on 13:27 Rating: 5

Nenhum comentário:

test
Tecnologia do Blogger.